segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Real Thaw 2013 - parte I

Com o Real Thaw 2014 à porta, segue uma actualização com a edição do ano passado. Em 2013 decorreu de 11 a 22 de Fevereiro, houve a particularidade da participação dos A-10 americanos que estavam baseados em Spangdahlem (Alemanha), no que também seria o último exercício em que participaram na Europa antes da desactivação da esquadra e regresso das aeronaves aos EUA.
Houve a habitual realização de Spotter's Day, mas com uma cirurgia recente ao joelho não pude comparecer, mas quem lá esteve apanhou momentos fantásticos!

Os primeiros movimentos do Real Thaw que apanhei logo no dia 11, estava eu na aldeia,  um C-130 da ESQ501 em holding antes de seguir para Seia. Deu umas belas imagens com a Serra do Açor  coberta de neve como fundo












Dia 14 decidir arriscar uma ida até Seia e valeu bem a pena. Isto depois de tirar os últimos agrafos do joelho no dia anterior dando a mobilidade suficiente para conduzir lol. Como lá estavam baseados os Alouette III da ESQ552 era provavel apanhar movimentos e assim foi.

Chegada do EH-101, já andavam os Alouette III a dar cobertura aérea à zona do aeródromo.










Mais alto estavam os A-10 também a dar cobertura aérea aos meios que se deslocaram a Seia,










 Low pass do C-130 para verificar a pista antes da aterragem


















Regresso do EH-101, com a pintura camuflada a resultar muito bem nestas condições









O C-130 com a recolha de militares efectuada, pronto para descolar









Movimentação "hostil" nas proximidades do aeródromo, com necessidade de uma olhadela mais próxima.
  

Missão concluida, alguns minutos de voo de treino antes da aterragem final














Segue-se a 2ª parte com fotos do Real Thaw no próximo post, com a visita ao topo Norte da BA5 - Monte Real.


Sem comentários:

Enviar um comentário