sexta-feira, 30 de julho de 2010

51º Aniversário da BA5 - Monte Real

1 ano desde o inicio do blog, 2 anos desde a minha estreia no topo Norte da BA5.
Mais um ano, mais um Spotter's Day/Dia de Base Aberta para comemorar outro aniversário desta Base Aérea, desta vez a 23 de Maio. A continuação da abertura da FAP com o público em geral, e outra vez bem acolhidos pelo pessoal da BA5 ;)

Uma vista geral da placa de manhã, com destaque para o F-16 da RNLAF Demo Team




Chegada do Alouette III


Tentativa de panorâmica da placa


Mais uma perspectiva da placa, agora com o Sabre em destaque, e a aterragem do Mário Pardo numa demonstração de salto Tandem


Chegada do C-295 (16707); 15110


A fantástica pintura do J-015 e o piloto, Capt. Tobias "Hitec" Schutte




Os primeiros baptismos de voo do dia, e a vista do Spotting Spot para a placa




Logo chegou a vez do baptismo de voo dos Spotters, e o meu 1º voo em C-295 :D


Video da descolagem


Tentativa de foto da placa na descolagem, falta aparecer o Sabre do lado direito. Também aterrámos com menos 1 do que na descolagem. O Mário Pardo acompanhou-nos no voo e saltou durante o mesmo.


A saída do Mário Pardo


Estádio e castelo de Leiria; Foto do cockpit do C-295, não saiu muito bem mas cá fica na mesma ;)


O que é bom acaba rápido, e assim chegámos ao fim do voo :)


Antes de almoçarmos, a demonstração do planador da Academia da Força Aérea (10103), a reboque de um Chipmunk (1315). A demo mais silenciosa do dia, mas também fantástica.


Depois de um almoço rápido, o inicio do que viria a ser um dos momentos altos do dia: 24 F-16 no ar. Isto também significou, que à semelhança do ano passado, também foi dia de bandeira branca na manutenção!

15127 e uma amostra da quantidade de pessoas que se deslocaram à BA5


A ida para a base da pista e uma das descolagens (15133)


O contra-luz não perdoa, mas não é isso que faz a máquina deixar de disparar eheh.

Agora um dos momentos esperados, as passagens em formação. Os 24 fizeram 2 passagens, que som :D




Era o momento do regresso dos F-16

15126; 15134 e 15122


15118


E agora? Chegava o outro momento alto do dia, a exibição holandesa. Infelizmente o avião principal teve uma avaria que não foi reparada a tempo, sendo a exibição feita com o F-16 de reserva (J-201). Quanto à exibição, espectacular! Poucos foram os momentos em que não se observava condensação no F-16 (e não estou a falar dos pods de fumos :P ), o que mostra bem a intensidade do display.






O regresso a casa da Piper do Aeroclube de Leiria, presença habitual nestes eventos (CS-AQN)


Para acabar, 2 das mais bonitas pinturas de F-16, lado a lado no final do dia.




Um dia muito bem passado, apesar de alguns pormenores que correram menos bem, mas nada que o manchasse. Resumindo, caso se/repita no próximo ano, só não vou estar se não puder :)
Parabéns a todos os envolvidos, e obrigado!

Até ao próximo ano!


Esta última entrada no blog foi feita um bocado à pressa, e já de madrugada, simplesmente queria actualizá-lo na mesma altura em que o blog faz 1 ano, e também 2 anos desde a minha 1ª visita ao topo Norte. Agora são umas semanas de férias na aldeia ;)

(enquanto escrevia este último post, algumas das fotos ficaram desconfiguradas depois do upload, se me escapou alguma avisem sff)

Sem comentários:

Enviar um comentário